<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13730762\x26blogName\x3dD\x27Homem\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://dehomem.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://dehomem.blogspot.com/\x26vt\x3d8219325581754122617', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

07 abril 2006

Profissão D'Homem: Faz-Tudo

Depois de uma longa ausência de cerca de um mês devida a muito trabalho por parte dos acolhoados autores, eis que volto para vos trazer mais um pedaço de sabedoria máscula.




Como o próprio nome indica, o Faz-Tudo é aquele homem que faz, basicamente, tudo. Desde canalização a electricidade, passando por pintura e carpintaria, o Faz-tudo é um emprego valoroso mas em declínio nos dias de hoje.
O verdadeiro Faz-Tudo é capaz de, numa semana, concertar o telhado do Martins, fazer quatro cadeiras para a família do Joaquim do Tenente, pintar a sala do Manel Pistoleiro, desentupir o lava loiça da Maria Cambraia, mudar os fuziveis da sua própria casa, arranjar o carro do filho e ainda servir de endireita no domingo a tarde depois do almoço a quem quizer aparecer.



Por ter tantos títulos, não é chamado por nenhum deles, mas sim por senhor. Sr António Faz-Tudo, reza o cartão de vizita, que é um papel rectangular branco escrito à mão com caneta bic azul, a mesma que repousa em cima da orelha, por baixo do boné. De facto, a aparência deste senhor inclui, para alem do boné e da caneta, o bigodão, a camisa com 2 a 3 botões desapertados e mangas arregaçadas, calças de ganga com o telemóvel e a fita métrica pendurados e por vezes uma mala onde transporta a parafernália necessária ao trabalho em mãos.

O Faz-Tudo (handyman, em paises rabetas) ganha por trabalho, mas como é boa gente diz sempre "oh amigo, depois fazemos contas, oh amigo" e por isso baseia a sua sobrevivência na troca de favores, almoços em casa da clientela, galinhas ou outras peças de gado e, por vezes, favores de natureza dúbia.

Para ajudar à masculinidade da coisa, o Faz-Tudo gera contratos implícitos com familias. Quer isto dizer que a dada altura passa a ser membro das famílias onde trabalha mais frequentemente, encaixando-se no grau de parentesco "outros" reservado ao pessoal que trabalha para a família há quilhões de anos.

Aprendei.

P.S. - Este post é dedicado ao Sr. Álvaro, ajudante e amigo da família Lago da Costa desde que eu me lembro...

Ressabianços: 69

Blogger Ginjas
(07 abril, 2006 21:38)

E agora vem o Fiães dizer "dedicatórias não é rabicho?".

 
Blogger maria cachucha
(08 abril, 2006 13:21)

"handyman" é bem provavelmente a expressão menos colhão de sempre. "homem com jeitinho de mãos" é coisa para ainda ser um bocadito pejorativa.

mais uma vez se prova o quão superiores a essa corja anglicana somos nós, que sabemos inventar nomes como deus manda para as profissoes d' homem.

 
Anonymous Anónimo
(09 abril, 2006 23:10)

Que profissão tão rija... É pena que estas profissões estejam em declínio hoje em dia...

É pena que hoje não se fale mais no amolador (hoje, os poucos que ainda há são ciganos...), no super-rápido (falando a Maria Cachucha em nomes d'Homem...) e do cacheiro-viajante (grande responsável pela dispersão de estóras populares, além de que deixava a sua "semente" nas várias terras que visitava, apenas superado em "filhos-sem-pai" pelos padres)...

Fica o apelo para que não deixemos morrer estes tesouros da lida e do bem-fazer em Portugal...

 
Anonymous Anónimo
(10 abril, 2006 21:40)

"o cartão de vizita"

em Fiães "vizita" escreve-s com "s".

aproveito p expor esta dúvida q m atormenta a alma: dedicatórias não é rabicho?

 
Blogger Johnny Boy
(11 abril, 2006 05:08)

repare que erros (especialmente de ortografia) são d'homem. e não se arme em maria cachucha caro fiães...
Dedicatórias não sao d'homem se forem por conós e sem sentimento. homem que é homem dedica quando acha meritório e não sempre que faz qualquer coisa (de notar que em quase 90 posts, esta é a segunda dedicatória)...

 
Anonymous Anónimo
(11 abril, 2006 11:30)

Bendemsse trumóçus!

 
Anonymous Anónimo
(11 abril, 2006 12:17)

concertar?
não, a sério... concertar???

 
Anonymous Anónimo
(11 abril, 2006 12:18)

não, esperai!!!
porque pior que ser um homem que sabe concertar é um homem q tem por profisão cacheiro-viajante!!!

carissimo, a profissão a que se referia seria caixeiro-viajante...

 
Blogger maria cachucha
(11 abril, 2006 16:14)

eu já tinha reparado nessas badalhoquices todas, mas já nem digo nada senão depois chamam-me picuinhas e vêm-me falar da "morfologia sintática". e eu sou sensível a essas coisas.

e acho que é a primeira vez que a palavra "sensível" é escrita neste blog. perdões.

(ia postar esta pérola, quando os senhores do blogger me dizem que: "This server is currently experiencing a problem. An engineer has been notified and will investigate.". um engenheiro. fodidus sumus.)

 
Blogger Johnny Boy
(12 abril, 2006 05:56)

ohh caras senhoras "eu falo bem e nunca dou erros, senhoras "eu sou a rainha da morfologia sintática e da verdade no que toca a bem escrever e nunca dei erros porque quando eu nasci, depois do medico me ter dado uma sarda no traseiro me deitou nuns lençóis feitos de folhas da mais recente edição da 'Gramática do Poder' ", como bem escreveis.
por favor, permitam-me prostrar aos vossos sábios e puros pés, dos quais emana a rectidão de escrita, para me poder inspirar.
Que pena tenho eu, de no meu parco ensino não ter tido professoras como vossemecês, em vez de umas velhotas que pelos vistos não sabiam nada.
ohhh remorsos, remorsos

 
Anonymous Anónimo
(12 abril, 2006 10:10)

:D
acho bem :D

 
Blogger maria cachucha
(12 abril, 2006 10:13)

oh, elevadíssimo johnny boy, como fostes grandíloco, de tal forma que Cícero e Camões se revolveram de orgulho nas suas sagradíssimas tumbas, esses dois portentos da língua latina, por causa dos quais a prudente Glória e a altíssima Sabedoria se degladiam e arrancam cabelos e rasgam as belíssimas e alvas frontes, para serem as mais benquistas a estes dois varões exemplares da Retórica.
oh Johnny Boy, pois que sois tão bom e tão fenomenal e tão veeeeeelho que a fama da nobre casta dos Lago da Costa há-de para sempre retumbar na memória dos nossos mais valorosos e excelsos sucessores, se é que já hoje não tal não acontece.

:) (contacto para shows: 9********)

 
Anonymous Anónimo
(12 abril, 2006 23:33)

" eu sou a rainha da morfologia "

Esta citação roça a bichanice.
Foi nesta frase q caíram os colhoes ao Johnny boy, a partir d agr chamem.lhe fufa.. ou "Queen".

caíram.lh os colhoes..
agr embalsamai-os e guardai-os para q sejam alvo d estudo, tal qual o cérebro d einstein..

 
Anonymous Anónimo
(18 abril, 2006 19:48)

Caras amigas,

Peno eu, atento leitor deste blog, por vosso triste papel que assumisteis desde que este parco e mísero tomo da masculinidade era ainda um simples e rasco blog, mas já de ideias bem assentes...

Reparai, tal como fico fodido como o caralho quando me aparecem aqui caramelos a dizer que uma certa coisa é ou não bicha por que é sempre a mesma merda (fala-se de alguma cena d'Homem, têm que vir logo com as bichanices e o "isso é gay" e mais não sei o quê), também fico fodido com as caras senhoras quando me vêm para aqui com as putas das correcções gramaticais...

O que quero dizer é o seguinte: deixai de martelar sempre na mesma tecla porque, acreditem, ouvir-vos CANSA COMO O CARALHO...

Por isso, sempre que alguém se lembrar que alguma cena é ou não gay ou se reparar que está alguma palavra mal escrita, por favor, ABSTENHA-SE DE COMENTAR, porque (e aqui acho que falo pela maioria do público) TÁ-SE TODA A GENTE A CAGAR!

Caralho, isto é a puta da internet, ou ainda não reparásteis que tendes um computador à frente? Se não fossem os estrangeirismos, os sotaques e, sim, os erros ortográficos, ainda hoje estariamos a falar latim e não português...

 
Blogger maria cachucha
(19 abril, 2006 08:23)

então e se, caríssimo e preclaro compi, optasse por (meter um guarda-chuva pelo cú acima, abri-lo e) ignorar os comments em que nós zelemos pelo bem-estar da campa de Camões?

o meu dilecto amigo observe que o estabelecimento de regras (essas mesmas regras que os amigos tão esforçadamente insistem em quebrar) é que nos permitiu passarmos da língua latina para um português que fosse comum a todo o falante do nosso rectângulo, evitando-se assim uma Babel em que estaríamos necessariamente votados a um poliglotismo assustador ou a uma confinação às regras do nosso grupo de grunhos.

vá com deus e a Gramática da Caminho o acompanhe.

 
Anonymous Anónimo
(19 abril, 2006 10:33)

"é que nos permitiu passarmos da língua latina para um português que fosse comum a todo o falante do nosso rectângulo, evitando-se assim uma Babel em que estaríamos necessariamente votados a um poliglotismo assustador ou a uma confinação às regras do nosso grupo de grunhos."


Cara e insistente Cachucha,

Acho que o seu comentário fala por si... Se há país onde nunca ninguém se entende é este, se há lingua falaciosa é o português...

Regras? Sim, não fosse o Zé Povinho tão averso a lei e polícia... Eu acho que o mesmo se passa com qualquer regras que lhe seja imposta... E ou muito me engano ou se voltar aos posts mais antigos aqui do fálico tomo vai reparar concerteza que eles assentam, em sua grande maioria, directa ou indirectamente, na premissa cima...

 
Blogger maria cachucha
(19 abril, 2006 20:17)

(vou, simpaticamente, ignorar todas os erros ortográficos que deu no último comment)

creio que o amigo está errado. repare: o caro Ginjas escreve com uma correcção notável para alguém do seu meio.
os assoberbantes JohnnyBoy e Zoom (excluo propositadamente o excelentíssimo Megas, pois que não nos presenteia com a honra dos seus textículos com a frequência dos outros), apesar de eventualmente darem o seu pontapé, são bons católicos da Língua Portuguesa.

e que melhores exemplos de feliz e saudável convivência da boa gramática e da masculinidade inata quereis vós que a de todos estes bons e sábios varões?

 
Anonymous Anónimo
(19 abril, 2006 20:39)

eiiii, a laber as botas ao ginjas!

 
Anonymous Anónimo
(19 abril, 2006 23:11)

O facto de aqui ninguém errar de propósito não nega nem desmente o que foi dito anteriormente...

 
Anonymous Anónimo
(23 abril, 2006 19:40)

"excluo propositadamente o excelentíssimo Megas, pois que não nos presenteia com a honra dos seus textículos com a frequência dos outros"


"eiiii, a laber as botas ao ginjas!"









fiães said...
eiiii, a laber os textículos ao Megas!

 
Blogger Sérgio Domingues
(23 abril, 2006 21:22)

pa, como leitor pouco assiduo mas entusiasta deste blog, e sem querer de algum modo ensinar o padre-nosso ao vigário, porventura não achais que tantas ileteracias e correcções gramaticais (ainda que volvam nas suas tumbas os corpos inertes de camões e homero!) não tem porra nenhuma a ver com este blog??

num sei, gosto de ler o blog, mas considero os ressabianços um bokado manhosos...tenho dito

continuação de um excelente trabalho

 
Anonymous Anónimo
(27 abril, 2006 01:44)

correm rumores que pelo menos um dos autores do blog usa esfoliante facial.
vou deixar para vcs comentar o quão anti-homem isto é

 
Anonymous Anónimo
(27 abril, 2006 13:58)

Mas que porra eh o esfoliante facial?

 
Anonymous Anónimo
(27 abril, 2006 20:19)

vou deixar para vcs comentar »» trolha anónimo q dev ser a cachucha paí a desviar a atençao.. o q é certo é q ela ainda n explicou as lambidelas texticulares..

métzia

 
Anonymous Anónimo
(27 abril, 2006 23:58)

metzia no cu

 
Anonymous Anónimo
(28 abril, 2006 16:38)

Esfoliante
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esfoliante é toda substância ou material que pode causar abrasão, corrosão ou descascamento de uma superficie na qual entre em contato. Exemplo: Os equipamentos de microdermoabrassão ultilizados em medicina estética causam a esfoliação das camadas superficíais (ou parte delas) da pele. A aplicação de um ácido corrosivo sobre uma superficie metálica pode causa sua esfoliação.

 
Anonymous Anónimo
(28 abril, 2006 16:39)

atao nao é d'homem botar ácido na cara???

 
Anonymous Anónimo
(30 abril, 2006 20:43)

metzia

 
Anonymous Anónimo
(02 maio, 2006 18:28)

cachucha, morresTES ?

 
Blogger maria cachucha
(13 maio, 2006 14:27)

OH MEU DEUS, ESTE SENHOR ESTÁ A OFERECER-ME UM DOUTORAMENTO EM DUAS SEMANAS!

VIVA A INTERNET. A SÉRIO.


morrestes, foi?

 
Anonymous Anónimo
(15 maio, 2006 18:24)

Cachucha, métzia.

 
Anonymous Anónimo
(25 maio, 2006 09:11)

então e mais? vá lá...(isto não é pedir, é encaminhar)

 
Anonymous Anónimo
(26 maio, 2006 09:36)

FILHOS DA PUTAAA

 
Anonymous Anónimo
(02 junho, 2006 19:47)

Boas!
Então não há renovação neste blog?
Morreram todos na queima?

já agr.. a queima é d'Homem? apanhar a real na queima é d'Homem? e akeles mictórios alarilados q metem na queima? q mariquices! homem q é homem "faz contra a parede e diz q é arte"!
akeles rios de mijo a escorrer recinto abaixo.. q d'homem!

 
Blogger maria cachucha
(03 junho, 2006 13:06)

renovação -> primavera -> flores.

i rest my case.

 
Blogger Johnny Boy
(03 junho, 2006 19:15)

é bom ver q ha gente que continua a vir aqui...
nao, isto nao morreu, mas aqui ha gente que trabalha(infelizmente) demais para ter tempo de escrever, no entanto, estao se aprontando coisas para se botar aqui (pelo menos um post) e q o grande regresso (esperemos nós) também está a ser preparado. nao desistam disto, q desistir é de bichona...

 
Anonymous Anónimo
(04 junho, 2006 22:53)

um gajo vem aqui em busca de alguma inspiraçao antes de começar a marrar para os exames e nao encontra nada novo!
..todas as cadeiras q eu n fizer.. É POR VOSSA CULPA!

homem tb desespera?

 
Blogger Johnny Boy
(04 junho, 2006 23:13)

caro fiães... nao têm saido posts devido, em parte a problemas externos à acolhoada organização.
tudo bem que um homem desespera, mas nesse caso entorna-se uns jarros de vinho, anda-se a porrada e dorme-se na cadeia e o desepero passa.

 
Anonymous Anónimo
(19 junho, 2006 11:35)

JOhny boy perdeste a TUSA?
Rumores dizem q andas no urologista a tratar akilo com pau d cabinda e outros q tal..

"problemas externos" o_O

 
Blogger maria cachucha
(20 junho, 2006 10:34)

eu também tive um blog e nunca precisei de ir ao urologista.

 
Anonymous Anónimo
(20 junho, 2006 21:17)

pois é Cachucha, n t sintas mal por nunca teres consultado o urulogista, geralmente as mulheres usam o ginecologista.. nao m perguntes porque, tb nca percebi, mas é msm assim:

homem » urulogista
mulher » ginecologista

apto p/ qqr outro esclarecimento :)
tenho dito.

 
Anonymous Anónimo
(24 junho, 2006 15:40)

cachucha comiate de quatro contra um pinheiro

 
Blogger maria cachucha
(27 junho, 2006 12:18)

não, não, que eu sou do indie. o pessoal do indie não vai a médicos, gosta é de curandeiros e de endireitas.


sou anti-praxe e sofro de alergia a pinheiros. fica para uma próxima, caro anónimo.

 
Anonymous Anónimo
(07 julho, 2006 13:22)

“no domingo a tarde depois do almoço a quem quizer aparecer”

“Quizer” escreve-se “Quiser”…

Só para por mais uma acha na fogueira… mas vocês escrevem tão maravilhosamente que é de facto uma pena darem erros ortográficos!

 
Anonymous Anónimo
(17 julho, 2006 21:34)

Ir ás putas é D'homem?

 
Anonymous Anónimo
(18 julho, 2006 13:31)

"as mulheres usam o ginecologista"

Ai usam?

 
Anonymous Anónimo
(18 julho, 2006 15:54)

Nao usam? O.o
Se calhar são mulheres D'homem, usam urulogista, praí..

 
Anonymous Anónimo
(14 agosto, 2006 15:22)

Isto é q n é d´homem,estar meses sem actualizar o site...

É uma pena pq nunca pensei q os autores fossem tão abichanados a este ponto!!!

Voltem rápido!!!!

P.S. eu sei q n é d´homem mas n resisto...tenho saudades vossas,porra!!

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:34)

não postar há mais de .. meses é muito d'homem.

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:35)

comentar duas vezes seguidas não é nada d'homem.

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:35)

os anônimos são uns cobardes.

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:35)

e os anónimos tb.

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:36)

n acho q abreviaturas sejam reflexo-pândegó-larilas, ms tásse.

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:36)

n ter mai nada q fazer é d'homem?

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:37)

ser chato e n coçar as orelhas por detrás do umbigo é d'homem?

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:37)

estar farto de comentar é d'homem?

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:37)

eu gosto é de presunto da perna extra, serei normal?

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:38)

isto de ser neto de carpinteiro... n sei... talvez seja impressão minha... é mt d'homem

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:38)

e parar com isto, não?

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:39)

o printf é msmo geek

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:39)

e o flush apanha do outro lado

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:40)

faz pop nessa merda!

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:41)

e menos..

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:41)

menos ais, menos ais, menos ais...

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:42)

ser d'homem ou não ser ... n vejo onde está a questão.

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:43)

preciso de um pentium que penteasse melhor

 
Anonymous Anónimo
(18 agosto, 2006 23:44)

comentário 69 ... rip "." ~go '31415 '..x

 
Anonymous Anónimo
(25 agosto, 2006 19:30)

eh pah, coiso

na minha mascula opiniao o q sucede é q os acolhoados posters deste blog andam por aí a desbravar mato grosso..

 
Anonymous Anónimo
(19 setembro, 2006 23:05)

acabou?????????? snif... e eu k gostava tanto disto

 

Enviar um comentário

<< dehomem.blogspot.com