<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13730762\x26blogName\x3dD\x27Homem\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://dehomem.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://dehomem.blogspot.com/\x26vt\x3d-9092945672773493816', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

14 julho 2005

Cozido à Portuguesa

A Refeição do Macho já foi aqui convenientemente apresentada, a refeição genérica. E não aquela particular - «A Refeição» - que respeita a enorme colhoada máscula. Homem que é homem come Cozido à Portuguesa.
Pensem num ingrediente que esteja ao nível da macheza. Está de certeza* no Cozido. Há muitas variantes, quem ponha isto e aquilo. Quanto mais comida, mais de homem. Apresento portanto uma lista de possíveis ingredientes:
  • carne de vaca
  • galinha
  • chispe
  • entrecosto
  • chouriço de carne
  • chouriço de sangue
  • morcela
  • ossos de espinhaço
  • farinheira
  • salpicão
  • toucinho entremeado
  • toucinho salgado
  • toucinho fumado (macho não diz bacon)
  • orelheira
  • couve portuguesa
  • couve lombarda
  • couve branca (repolho)
  • penca
  • batata
  • feijão branco
  • feijão verde
  • cenoura
  • nabo
  • azeite
  • hortelã
  • faz-se sopa e arroz a partir da água do cozido
Vejam só. Posso dizer que é o ex-líbris da comida de macho. Se o Cozido à Portuguesa morresse, seria com honras de estado, ia para o Panteão Nacional, ladeado de machos de farto bigode e pança redonda, a tresandar de suor.

Tudo isto deve ser comido como Deus manda. Primeiro a Sopa de Cozido e o Cozido acompanha com Arroz de Cozido. Tudo pra baixo com broa (que empurra com a boca já cheia) e vinhaça. O local da refeição deve ser do mais provinciano possível, em saudável convívio com os restantes machos, compartilhando o sagrado momento:
-«Impecábel qu'isto tá, num tá malta?»
-«Ó Tó Xico [pausa, mastigar de boca aberta], podes crer que tá. Pu falar nisso, diz que vai chover à ganância.»
-«Diz que sim, diz que sim.»
Note-se a tónica máscula em todo o diálogo.

Mas o verdadeiro macho é aquele que, no final da refeição, já todos com o cinto desapertado e as calças com o primeiro botão desabotoado, ainda diz «Não há aí mai nada que se coma? É que fiquei aqui com um ratinho no estômago. Mas pode ser que a minha patroa tenha lá em casa bifana pra uma bucha...»

Tudo o que entra, sai. E isso é outro dos motivos pelo qual o Cozido à Portuguesa é de homem. Melhor de tudo, o verdadeiro macho comunica com o fedor rectal. Como sinais de fumo entre os índios:
- «Ó Bela, num fede lá pós lados da casa dos Silvas?»
- «Ah, num sei.»
- «É que pela direcção do vento parece-me que o Tozé já se começou a esborrar todo.»
No dia seguinte saber-se-á, pela relação quantidade comida - tempo até cagar quem é tão másculo que parece que são os colhões que digerem a comida.

Note-se a designação «Cozido à Portuguesa». Isto atesta igualmente que o verdadeiro machão é luso. Imaginem o que seria um francês rabeta qualquer, comia duas garfadas tava cheio, e ia beber a sua água das pedras para desenbuchar. Muito cor-de-rosa. A única relação que a França tem com o Cozido são as jantaradas nas comunidades portuguesas, com cantores pimba para animar, ou em dia de jogo da selecção.

Aprendei novamente a comer comida de macho, larilas de creme de camarão.



*Nota-se a falta de azeitonas, moelas e tripas. Que podem muito bem servir de entrada. As moelas de preferência regadas com cerveja.

Ressabianços: 16

Blogger SimNão
(14 julho, 2005 18:09)

Tive a pensar...nao em comida, mas tive a pensar...

voces falam mt em colhao e mai nao sei o que...mas e o Lance Armstrong que ja ganhou 6 Tour's seguidos e prepara-se para ganhar mais um...esse gajo só tem um colhao! E apesar de andar de lycra...aquilo eh desporto de homem, ou nao? fica a duvida no ar=P

 
Blogger José Nuno Ferreira
(14 julho, 2005 20:36)

eu tenho aki kk coisinha k m diz k gente a andar de bicicleta c lycras e capacetezinhos, por mais fracçoes de colhao k tenha, n deve lá ser mt dhomem...mas kem sou eu...

 
Anonymous Anónimo
(14 julho, 2005 20:47)

Gostaria de saber o que um verdadeiro homem come ao pequeno almoço... será que me podem fazer a vontade???

 
Blogger Calvin
(15 julho, 2005 01:07)

Só discordo num ponto: Cozido à Portuguesa com galinha é cozido abichanado. :o)

 
Blogger Ginjas
(15 julho, 2005 13:07)

O pequeno almoço do homem é constituído por café (de cafeteira, não expresso) e papas de aveia. Mas isto é só um exemplo, existem muitas variantes. É também muito de homem tomar o pequeno almoço fora de casa para mostrar aos amigos que tem dinheiro.

 
Anonymous Profeta
(15 julho, 2005 20:11)

ahh cozidooo!! adoro comer até nao poder mais!! abensoados os almoços de familia com cozido!! até se me soltam os gazes pa libertar mais espaço pa comida que vem!!


Um bom pequeno almoço de homem são os restos de cozido que sobraram no dia anterior (se é que sobraram), ou então uma sandes de presunto feita de pão regueifa (pão tipico do campo) e claro com o clássico café de cafeteira!!

P.S.: Aqui fica um link com a receita desta maravilhosa e muito máscula refeição!

http://www.portugal.gastronomias.com/tra007.html

 
Blogger Johnny Boy
(16 julho, 2005 04:44)

Andar de Lycra nunca é d'homem, e por selim (ou celim, ou la o caralho do nome da cena) entrre as pernas ainda menos, pq aquilo e duro e poe a colhoada em perigo.
tour de france e roto, pq e frances, depois e ciclismo, exercicio, esforço ainda por cima inútil, depois desperdiça-se boa vinhaça...
a unica coisa de macho que poderá ter é a companhia de meninas, mas que apenas trazem taças, grinaldas e camisolas, presentes de bicha...
tende, portanto para o lado cor de rosa, ou seja, não é d'homem.

 
Blogger CP
(16 julho, 2005 11:45)

Hummmmmmm!

 
Blogger José Nuno Ferreira
(16 julho, 2005 12:35)

abensoados gazes lolol

 
Blogger ritz
(16 julho, 2005 13:04)

ginjas, gostei das papas de aveia e do statement do dinheiro. já estou a vê-lo a pagar ao balcão uma sandes (nunca sandwich) mista e uma bebida de macho (bica escaldada, italiana-com direito a piadinha, bagaço, galão escuro etc), agitando uma notinha de 50 entre o indicador e o dedo do meio, com um sorriso de esguelha para ver quem vê.
De resto, muito home sim sanhores, gosto muito, linkei muito e é assim que deve ser. ainda assim, o cozido não é exclusivo do home que para mim calha sempre bem, até em agosto com 45 graus à sombra. aqui fica o meu obrigada, obrigada, obrigada

 
Anonymous Milocas
(16 julho, 2005 22:18)

OK, cozidinho até é à maneira, mas eu, de nome claramente apaneleirado, e defensora de todos os gostos, até que nem me importava de provar creme de camarão! Mas pronto, tenho dito!
P.S Essa das papas de aveia ao peq.almoço é que não me convenceu... :P
Bom fds ao Homens *

 
Blogger Emanuel Vilela
(22 julho, 2005 00:42)

Ok..eu smp li atentament a palavra d'homem! Nnca duvidei dos ensinamentos k aki são apresentados! Ms só n m digam k o ciclismo não é d'homem! :-O Mt menos o Tour! Digam o k kiserem! Etapas d cerca d 250 Km k volta e meia passam pelos alpes é d'homem!

 
Blogger J. Bacalhau AKA Psycho-Krillin
(02 agosto, 2005 19:39)

Etapas de 6 horas montanha a cima é só pra homens a sério... Mas só se no final houver um farto banquete! E corrigindo o sim não: o Lance Armstrong não tem um tomate, tem 3!!

 
Anonymous Anónimo
(09 janeiro, 2006 04:47)

Home qé Homem, ao pequeno almoço come broa regada com tinto... Perguntai aos vossos avôs se tal não é verdade seus rabetas comedores de croissantes e meias de leite

 
Anonymous Anónimo
(12 janeiro, 2012 14:50)

If you always write interesting, I will be your regular reader. skin care Read a useful article about tramadol tramadol

 
Anonymous Anónimo
(17 fevereiro, 2012 13:38)

Keep up the good work. general health Read a useful article about tramadol tramadol

 

Enviar um comentário

<< dehomem.blogspot.com