<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13730762\x26blogName\x3dD\x27Homem\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://dehomem.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://dehomem.blogspot.com/\x26vt\x3d8219325581754122617', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

09 fevereiro 2006

Conselheiro D'Homem : Montanhistas e montanheiros.




«João Garcia, montanhista português que chegou ao topo do Everest sem recurso a oxigénio extra e que ficou sem a ponta dos dedos e do nariz porque foram queimados pelo frio. É um homem d'Homem?»


J. Bacalhau





Caro Bacalhau, a sua pergunta é deveras interessante.
O senhor referido na sua pergunta tem de facto algumas características masculinas: desafio, coragem, força, cicatrizes, perdeu um amigo em missão, etc.
No entanto, fazer montanhismo perde por ser uma coisa pouco producente... Ninguém ganha nada com isso, muito menos pelo no peito. Repare que essa gente se limita a trepar calhaus e a achar-se grande coisa por ter feito o que já tanta gente fez (na maioria dos calhaus). Não é como educar alguém, que deixa a sua marca no futuro, essa gente apenas deixa fotografias, e ainda por cima nao são fotografias de familia em frente da casa ou na sala, ou seja, não são nada de homem.
Aproveito agora para fazer uma distinção importante entre duas classes semelhantes mas diferentes: os montanhistas e os montanheiros.
Ora montanhista é, como já se viu, uma pessoa que se lembra de ir para uma montanha trepar aquilo, tirar uma fotografia e ir-se embora, nada sabe sobre cabras, pasto o que quer que seja de interessante sobre a montanha.
Um montanheiro é um ser muito mais másculo, vive sempre no monte (nasceu lá, e nunca de lá saiu nem sairá), é conhecido pela sua maneira rude e agressiva de encarar toda a gente, fala alto pois está habituado a comunicar de escarpa para escarpa, está sempre sujo pois passa o dia a passear as cabras pelos caminhos e não toma banho, pois na sua casa de xisto só há uma bacia e está quase sempre cheia de sangue das galinhas que a sua mãe/mulher/sogra mata. Um montanheiro já trepou toda a sua montanha, mas não usou cordas, nem tirou fotografias, já trepava rochas antes de saber andar.
Esta gente é também conhecida por oferecer malgas de vinho a visitantes peregrinos, pois apesar do seu modo bruto, gosta de ver caras novas e de contar historias da montanha que duram desde a quarta geração.
Cabe agora ao leitor decidir qual dos dois é mais d'homem, mas parece-me uma resposta bastante óbvia.
Aprendei.

Ressabianços: 2

Blogger Johnny Boy
(11 fevereiro, 2006 15:16)

acho que alguem ainda nao percebeu que os ressabianços são o mais próximo de forum que vão ter por aqui...

 
Blogger Johnny Boy
(12 fevereiro, 2006 22:26)

caro anonymous... se quer assim tanto um forum tem um boa solução:
FAÇA-O.
isto é a internet, por isso há de ser gratis e nao deve exigir grande esforço, força aí.
Faça o que fizer, deixe de ser uma chaga, faxavor.

 

Enviar um comentário

<< dehomem.blogspot.com