<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d13730762\x26blogName\x3dD\x27Homem\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://dehomem.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://dehomem.blogspot.com/\x26vt\x3d8219325581754122617', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

12 setembro 2005

A casa do homem - 1


O aspecto geral da casa do homem à séria, apesar do título, é mais que obviamente concebida pela mulher. Mas uma mulher (com algumas excepções), apesar de não ser d'homem, pode e deve ser uma mulher d'homem, tomando previdências com o fim de que o lar apresente um ar mais apropriado e aprazível ao seu homem.

Sendo este um assunto delicado e extenso, não pode ser coberto num único post, pois este assumiria proporções assustadoras. Então siga a primeira parte.

Caindo no extremo, homem que é homem mora numa gruta onde a única mobília que tem é uma armação de madeira para por as peles em cima das quais dorme. Ora, na moderna sociedade em que hoje vivemos, sabe-se que os costumes d'homem são cada vez mais ostracizados. Pode-se, no entanto, ser d'homem possuindo uma pequena moradia/vivenda, desde que esta satisfaça alguns requisitos.

Aspecto exterior e jardim
Tipicamente vê-se a casa do homem como feita de pedra, estilo rural. É D'Homem, convenhamos. No entanto, as casas mais de homem que existem são as chamadas casas estilo maison, cobertas de azulejo verde por fora. Devem ostentar uma imagem de uma santa ou da pietá. O telhado deve ser com telhas cor-de-laranja. Nada mais vichyssoise que telhas de várias cores. O volume da campaínha (um mero botão com os fios meios descarnados pela parede fora) deve ser elevadíssimo; para não confundir os vizinhos, cada toque deve ser único, o mais azeiteiro e polifónico possível.
O muro exterior deve apresentar um leão de cimento de cada lado do portão (legendado de qualquer um dos lados com um azulejo a dizer "Moradia Costa/Silva/etc"), e ser coberto com estilhaços de vidro. Aleatoriamente distribuídos pelo relvado (útil para espancar a chavalada que se recusa a cortar a relva) estarão vários gnomos de cerâmica para enfeitar. Algures no jardim deve haver uma horta.
De referir a necessária existência de um tapete com um tapete alardeando uma das seguintes inscrições: "Bem-vindo" ou "Limpe os pés" (este último pode ser acompanhado de um desenho de duas pegadas).

Ól de entrada
Algures no hall deve existir um móvel encostado à parede com um espelho (cheio de dedadas de gordura) e um tampo onde repousam, num pano de renda, alguns passpartus com as fotos de toda a família. É aconselhável um jarro com moedas, onde a mulher põe os trocos quando vem da mercearia (útil para formar o carácter - e deformar as trombas - aos putos que depois lá vão roubar uns dinheiros). A parede (aliás como a de toda a casa, excepto a da cozinha), é pintada a tinta tartaruga - aquela aos picos. É igualmente mandatória a existência de um chaveiro dos chineses, por exemplo, em forma de casa.


E pronto, para a próxima há mais. Aprendei, violetas.

Ressabianços: 7

Anonymous Anónimo
(13 setembro, 2005 12:18)

Esqueceste-te da passadeira no hall de entrada, envolvida num plástico para não se sujar da lama que o Homem traz da rua...

 
Blogger Ginjas
(13 setembro, 2005 19:31)

amélia, amélia... "para não se sujar"?

tenho dito:x

 
Blogger José Nuno Ferreira
(14 setembro, 2005 19:50)

eu devia era tar calado...mas é passpartout/passpartouts

:X

 
Anonymous Anónimo
(14 setembro, 2005 20:02)

Encontrado em http://blogsearch.google.com/ com a String "D'Homem".

FYI

 
Blogger Johnny Boy
(14 setembro, 2005 20:14)

caro colega josé nuno, aqui fala-se português. sendo que "passpartout" é francês (uma lingua nada d'homem, alias... enfim...), tal palavra não deve ser proferida, mas sim a sua versão portuguesa, e consequentemente d'homem "passpartu".

 
Blogger maria cachucha
(19 setembro, 2005 07:59)

reparei hoje que cá em casa as paredes são tartaruga. claramente, o sentido estético do Homem-Águia a guiar esta casa no caminho da masculinidade.

 
Anonymous Anónimo
(22 setembro, 2005 16:26)

casa tipo "maison" ... ai k vocábulo rabixeta ...

 

Enviar um comentário

<< dehomem.blogspot.com